Voltar

Notícias e Eventos

Últimas entradas sobre a nossa atividade

07 janeiro 2018

Lesão desportiva no Ombro: prevenir é o melhor remédio!

 

Os atletas apresentam necessidades físicas muito específicas em função do desporto praticado sendo frequente uma alta exigência da articulação do ombro.
Os mecanismos de lesão são também muitas vezes específicos podendo levar a problemas no ombro típicos de determinado desporto como é o caso do ombro do nadador, do ombro do voleibolista, do ombro do andebolista, do ombro do lançador, o ombro do jogador de Rugby, entre outros.

Quando a prática desportiva é sazonal, a incidência de lesões também o é, levando a eventuais paragens forçadas muitas vezes numa fase importante das competições.
Para evitar a lesão desportiva no ombro, é fundamental que haja uma aposta cada vez mais forte na preparação do atleta de preferência antes e, se possível, ao longo da competição, recorrendo a metodologias de treino avançadas para garantir a maior preparação do ombro para as exigências a que vai ser submetido.

Se a prática desportiva for acompanhada por uma equipa multidisciplinar que idealmente deve incluir um grupo alargado de profissionais, desde o preparador físico, ao nutricionista, passando pelo podologista, pelo fisioterapeuta, pelo cardiologista, pelo fisiatra, e naturalmente, pelo ortopedista, consegue-se uma maior performance e endurance na prática desportiva e uma maior resistência das estruturas à lesão, nomeadamente no que diz respeito aos ombros.

Quando não foi possível prevenir e surge uma lesão, é fundamental um acompanhamento personalizado, procurando o melhor timing e a melhor opção para o tratamento e para a recuperação.
Lesões como as luxações acromioclaviculares (que ocorrem nos ligamentos entre a parte lateral da clavícula e o acrômio e que se manifestam sob a forma de dor e inchaço na região superior do ombro), as luxações do ombro, as lesões tendinosas, a instabilidade do ombro ou mesmo outras lesões que muitas vezes se manifestam apenas por dor no ombro são problemas comuns que podem afetar o atleta e reduzir a sua capacidade ou mesmo impedir a sua prática desportiva.
O tratamento ideal para qualquer lesão no atleta deve, portanto, iniciar-se mesmo antes de ela acontecer, ou seja, trabalhando na prevenção. A prevenção é mesmo o melhor remédio!

A maioria dos problemas funcionais do ombro (laxidez capsular, sobrecarga do trapézio superior, discinesia escapular, rigidez articular, alteração da propriocepção, entre outros) que podem apresentar sintomas como inflamação do ombro, luxação do ombro ou dor muscular no ombro, responde bem a um programa individualizado de fisioterapia.
Quando a patologia é estrutural (roturas de ligamentos ou de tendões, conflito subacromial, impingement interno, lesões acromioclaviculares, por exemplo) pode ser necessário uma operação ao ombro pelo que o atleta deve estar acompanhado por uma equipa médica experiente, diferenciada e multidisciplinar, capaz de proporcionar o melhor tratamento que conduza o atleta a uma completa recuperação e um rápido retorno à competição.

O Trofa Saúde Hospital dispõe de uma equipa de profissionais altamente especializada na patologia do ombro. Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas.

Quer saber mais sobre esta patologia? Clique aqui e veja o vídeo que preparámos para si.

Redigido por Dr. Nuno Vieira Ferreira (OM44214), Ortopedista especializado em Ombro no Trofa Saúde Hospital em Braga Centro, Braga Sul e Trofa.

 Lesão desportiva no Ombro: prevenir é o melhor remédio!

 

Saiba mais sobre a Ortopedia do Trofa Saúde Hospital aqui.

Voltar

05 fevereiro 2020

Esporões do Calcâneo e Tendinite do Aquiles

04 fevereiro 2020

Cirurgia pediátrica: o que trata?

24 janeiro 2020

Mamoplastias em cirurgia plástica — aumento, redução e re...