Voltar

Notícias e Eventos

Últimas entradas sobre a nossa atividade

18 janeiro 2021

Importância da imagem na cirurgia vascular


A ecografia fundamenta-se nos princípios de interação das ondas de som com os tecidos e no facto de alguns cristais terem a capacidade de emitir determinadas frequências de ultrassom, que se propagam e são refletidas de forma diferente nos diversos tecidos do organismo. A sonda que contém estes cristais é, simultaneamente, emissora e recetora, estando conectada a um processador que interpreta esta informação, transformando-a em imagens. A codificação com cor e a aplicação do efeito doppler* à ecografia só surgiu mais tarde e constituiu um progresso muito marcado no diagnóstico e tratamento na Cirurgia Vascular.

O ecodoppler é muito importante tanto no diagnóstico da patologia das artérias como das veias porque permite:

  • Visualização da anatomia dos vasos e tecidos circundantes.
  • Avaliação da velocidade, sentido e qualidade do fluxo sanguíneo.
  • Visualização de dispositivos dentro ou fora dos vasos.
  • Realização de procedimentos e intervenções cirúrgicas com visualização dos vasos.
  • É um método não invasivo (não possui qualquer radiação), com visualização das estruturas em tempo real e que em muitos casos pode ser realizado no consultório.

Permite, ainda, um diagnóstico com elevado grau de certeza nas situações de oclusão de vasos (artérias ou veias), o que, principalmente nas situações agudas, ajuda na decisão diagnóstica, no tipo de tratamento a instituir, assim como no seu início mais precoce. Desta forma, os resultados são otimizados.

Por exemplo, na doença das carótidas (artérias que se localizam no pescoço e irrigam o cérebro) permite uma visualização e caracterização das placas de aterosclerose (fenómeno de obstrução progressivo das artérias), que reduzem o interior destes vasos. Desta forma, o especialista em Cirurgia Vascular poderá apelar a um maior controlo dos fatores de risco da aterosclerose, tais como: tabagismo, diabetes, hipertensão e colesterol elevado ou, em alguns casos, tomar decisões de caráter cirúrgico.

*Efeito doppler - É o fenómeno físico observado nas ondas de som que são emitidas ou refletidas por um objeto em movimento. Um exemplo prático é o comboio que se aproxima e depois afasta de um observador que está parado na estação e que nota um som mais agudo quando o comboio se aproxima e mais grave quando se afasta.

Dr. José Fernando Ramos (OM34192), Coordenador da especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular no Trofa Saúde Hospital da Trofa e Famalicão

Voltar

04 março 2021

A obesidade em tempos de pandemia!

15 fevereiro 2021

Aumento de volume da glândula tiroideia

12 fevereiro 2021

Lesões de cartilagem do tornozelo: tratamento artroscópico