Voltar

Notícias e Eventos

Últimas entradas sobre a nossa atividade

28 novembro 2019

Cirurgia plástica e reconstrutiva da uretra e do pénis

A “esfera genital” constitui, cada vez mais, uma preocupação crescente para uma grande parte das pessoas. A sexualidade e os assuntos relacionados com as áreas genitais deixaram de ser tabu e constituem atualmente um tema frequente de conversa e são objeto de programas de grande audiência na comunicação social. As preocupações não se limitam apenas às patologias que afetam estas áreas ou a sua funcionalidade, são mais abrangentes, a estética e a “performance” constituem cada vez mais uma exigência e uma inquietação para muitos homens e qualquer contrariedade neste domínio está impregnada de uma forte carga emocional com repercussões psicológicas importantes na virilidade.

Nos últimos tempos foram realizados diversos avanços na abordagem e tratamento das patologias e deformidades destas áreas.

A disfunção eréctil dispõe atualmente de variadas soluções que permitem na maior parte dos casos um tratamento eficaz. As curvaturas e deformidades penianas, congénitas ou associadas à doença de Peyronie, podem atualmente ser reconstruídas com resultados funcionais e estéticos excelentes.

Os apertos da uretra, patologias crónicas melhor ou pior toleradas, além das dificuldades urinárias por vezes extremas que ocasionam, apresentam um risco importante de outras complicações.

A principal anomalia congénita da uretra é o hipospádias, 1 em cada 300 rapazes nascem com esta anomalia, nos casos graves esta patologia é extremamente difícil de corrigir e alguns cirurgiões recomendam cirurgias em vários tempos operatórios, e mesmo assim, com resultados muitas vezes insatisfatórios.

A cirurgia da uretra continua a ser uma das áreas mais difíceis e desafiantes da cirurgia urológica reconstrutiva.

Com a objetiva melhoria das condições cirúrgicas e as novas técnicas de cirurgia reconstrutiva os resultados destas cirurgias, apertos da uretra e anomalias congénitas, são atualmente bastante melhores, no entanto é fundamental que as equipas cirúrgicas tenham um treino suficiente nestas operações. Atendendo às dificuldades e especificidades destes procedimentos, são ainda raros, tanto em Portugal como no estrangeiro, centros diferenciados e com muita experiência nestas cirurgias.

O interesse que desde cedo tivemos pela cirurgia plástica e reconstrutiva do pénis e uretra, a nossa formação na Universidade de Bruxelas e a estreita colaboração com grandes centros internacionais especializados, permitiu-nos obter uma diferenciação nesta matéria reconhecida a nível nacional e internacional. Fomos pioneiros em Portugal na introdução de várias técnicas de cirurgia da uretra, no adulto e na criança, publicámos e apresentámos diversos trabalhos científicos, e vídeos com técnicas cirúrgicas inovadoras e realizamos com regularidade cirurgias demonstrativas em congressos e a convite de colegas urologistas em Portugal e no estrangeiro.

Cada vez mais somos procurados por homens que influenciados por anúncios da comunicação social, quase sempre falaciosos, pretendem aumentar o tamanho do pénis. Se é verdade que existem procedimentos que, em casos muito bem selecionados permitem obter alguns resultados, trata-se de um tema delicado e nesse domínio é fundamental obter o parecer de profissionais de saúde competentes e honestos.

Redigido por Dr. Alexandre Mendes Leal (OM31981), Urologista no Trofa Saúde Hospital na Trofa e em Braga Sul

Voltar

26 março 2020

Maternidade no Trofa Saúde Hospital na Trofa

05 março 2020

Cancro do pulmão: abordagem multidisciplinar

01 março 2020

Pólipos da Vesícula