Coluna

Marcação

Coluna

A coluna é uma estrutura complexa, que proporciona mobilidade e força. Apesar de flexível, permite a sustentação do tronco e membros e a protecção de estruturas neurológicas (nervos). Um bom funcionamento do pescoço e costas permite fazer movimentos sem esforço. Porém, na presença de deformidade, lesão ou doença da coluna vertebral até as actividades mais comuns, tais como flexão ou alongamento podem tornar-se frequentemente dolorosas.

Quando procurar uma avaliação da coluna vertebral?

A coluna vertebral pode ser afectada por vários problemas: desde o normal desgaste dos discos e articulações intervertebrais até às situações mais raras de infecções, traumatismo e deformidade.

Dor nas costas ou no pescoço, dormência e fraqueza são queixas frequentes na presença de anomalias da coluna vertebral.

Tipicamente, problemas na região lombar podem afectar a perna e o pé, enquanto problemas na coluna cervical podem afectar os braços e as mãos.

Para determinar se a cirurgia é necessária, os pacientes devem procurar especialistas altamente especializados, como a Equipa da Coluna do Grupo Trofa Saúde.

Anatomia da Coluna Vertebral

A coluna tem várias funções fundamentais no corpo humano:

  • Protecção da medula espinal
  • Fornecer o apoio necessário para uma marcha equilibrada
  • Permitir a mobilidade do tronco
  • Suporte da cabeça

Vista de lado, a coluna tem uma curva natural "S", a qual não deve ser confundida com a curvatura anormal da escoliose.

As principais secções da Coluna

  • Cervical - vulgarmente referido como o pescoço. Existem sete vértebras cervicais (ossos em forma de anel) que ligam o crânio com o resto da coluna.
  • Torácica – a região torácica começa nos ombros e estende-se até à extremidade inferior da caixa torácica. Faz a ligação da coluna cervical com a coluna lombar. Existem 12 vértebras torácicas e entre cada uma delas um disco intervertebral. Cada vértebra torácica articula com uma costela, através de facetas articulares características. A escoliose comumente afecta a região torácica da coluna vertebral.
  • Lombar – a região lombar ou parte inferior das costas, tem cinco vértebras. Estas vértebras, separadas por discos, são as maiores na coluna vertebral. A região lombar também é uma localização comum para a ocorrência de escoliose.
  • Sacro – É constituído por 5 vértebras fundidas. O sacro, que continua inferiormente à coluna lombar, articula com a parte superior da pélvis e é fonte de importantes inserções musculares e ligamentares.
  • Cóccix - consiste em quatro vértebras rudimentares, fundidas. Não tem especial função de suporte mas é também importante fonte de inserções musculares e ligamentares.
  • Vértebras - A coluna tem 33 ossos similares chamados vértebras. Estas articulam umas com as outras através de processos articulares e através do disco intervertebral. Apesar de semelhantes apresentam diferenças de acordo com o segmento da coluna a que pertencem.
  • Discos - entre cada par de vértebras existe uma cartilagem esponjosa, o disco. Os discos intervertebrais agem como amortecedores permitindo absorção e dissipação das forças exercidas na coluna vertebral.

Dicas para uma coluna saudável

A dor de costas é um problema muito comum, afectando milhares de pessoas em Portugal todos os anos. Se na maior parte dos casos é um problema auto-limitado e transitório, por vezes obriga à referenciação para o hospital para uma cirurgia.

A dor de costas diminui a qualidade de vida, leva à perda de dias de trabalho, prejudica  a prática de desporto bem como a capacidade funcional dos indivíduos.

Contudo, seguindo alguns conselhos, todos nós podemos melhorar a saúde da nossa coluna e diminuir as probabilidades de desenvolver problemas mais tarde na vida.

A nossa equipa médica está empenhada em fazer com que os nossos doentes se tornem cada vez mais saudáveis. Assim, e apesar de ser constituída por Cirurgiões de Coluna, o trabalho na nossa equipa vai muito para além da abordagem cirúrgica. Os nossos doentes podem esperar uma abordagem multidisciplinar assente em conselhos, atitudes preventivas e educação postural, com o intuito de melhorar a saúde geral da sua Coluna Vertebral.

É através deste trabalho diferenciado, priveligiando a  prevenção e educação, que contamos poder reduzir o número anual de cirurgias na área da Coluna Vertebral.

Na eventualidade de ser necessária uma Cirurgia, a nossa equipa garante os cuidados mais diferenciados na área da Cirurgia da Coluna Vertebral, dominando as técnicas mais recentes na área da Cirurgia da Coluna Vertebral, como por exemplo a Cirurgia Mini-Invasiva e a Cifoplastia.

Patologias mais frequentes da coluna

  1. Espondilose Cervical
  • Sinais e sintomas.
  • Hérnia discal cervical
  1. Hérnia Discal Lombar
  2. Tumores da Coluna Vertebral
  3. Cifose
  4. Escoliose
  5. Fracturas

Tratamentos mais frequentes da coluna vertebral

  1. Cirurgia na Coluna Cervical
  2. A Discectomia lombar
  3. Cirurgia tumoral
  4. Correcção de deformidades: cifose e escoliose
  5. Cifoplastia
  6. Tratamento cirúrgico na lesão traumática

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

252 090 600

28 dezembro 2019

Cirurgia plástica e reconstrutiva da uretra e do pénis

10 novembro 2019

A Imagiologia na patologia fistulosa perianal

04 novembro 2019

Obesidade — do estigma social ao tratamento cirúrgico