Moscas Volantes

Marcação

Marcar Consulta Exame V2

Moscas volantes são pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha na frente de um ou de ambos os olhos e que parecem andar de um lado para o outro. Embora pareçam estar à frente dos olhos, na verdade, as moscas volantes estão no seu interior.

Resultam da liquefação do gel vítreo que origina pequenos grumos ou filamentos que se formam quando se solta da retina. À medida que os olhos envelhecem, o líquido gelatinoso vítreo vai-se deteriorando (fica mais líquido, começa a soltar-se e a ser afastado do seu globo ocular e forma grumos).

Nem sempre as moscas volantes interferem na visão. Mas, quando passam pela linha de visão as partículas bloqueiam a luz e lançam sombras na retina, a parte posterior do olho onde se forma a imagem.

Não se trata propriamente de uma doença, mas de um sintoma que pode aparecer em diversas doenças oculares, após cirurgias, após traumatismos nos olhos ou espontaneamente. Apesar de a maior parte das moscas volantes serem normais, algumas podem ser um sinal de problemas subjacentes que deve avaliar junto do seu oftalmologista. 

Marcar Consulta Exame V2

Mais sobre Oftalmologia aqui.

Joana Neves Martins, Dr.ª Ver CV Diferenciação Marcação
Luís Espinha, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação
Paula Bompastor Ramos, Dr.ª Ver CV Diferenciação Marcação
Pedro Brito, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação
Pedro Salsas Rodrigues, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação
Rui Avelino Resende, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

252 090 600

03 agosto 2020

Cancro da pele: alargamento de margens e cirurgia reconst...

25 julho 2020

Tratamento para veias dilatadas: esclerose com espuma eco...

17 julho 2020

Hemorróidas: o que são e como se tratam