Astigmatismo

Marcação

Marcar Consulta Exame V2

O astigmatismo é uma doença muito comum onde as imagens transmitidas ao cérebro estão desfocadas ou distorcidas provocando visão turva ou visão "embaçada". Tanto a visão de perto como a de longe estão comprometidas.

Neste erro refrativo, a curvatura da córnea é mais oval que redonda. Esta doença pode associar-se a outros problemas visuais como a miopia, a hipermetropia ou a presbiopia.

Pode ser hereditário, no entanto, desconhece-se a verdadeira causa desta alteração na córnea. O diagnóstico do astigmatismo faz-se na consulta de Oftalmologia, através de equipamentos que permitem a deteção e quantificação desta anomalia refrativa, em adultos e crianças.

O astigmata não tem a perceção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas e pode apresentar: dor de cabeça, fadiga ocular (principalmente quando combinado com miopia ou hipermetropia); sensação de esforço visual excessivo e visão desfocada a determinadas distâncias.

Quando o astigmatismo é ligeiro e não afeta significativamente a visão, não requer tratamento. No entanto, quando é elevado, afetando a qualidade da visão, é aconselhável o tratamento da doença através do uso óculos ou lentes de contacto ou recorrendo à cirurgia refrativa.

Marcar Consulta Exame V2

Mais sobre Oftalmologia aqui.

Joana Neves Martins, Dr.ª Ver CV Diferenciação Marcação
Luís Espinha, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação
Paula Bompastor Ramos, Dr.ª Ver CV Diferenciação Marcação
Pedro Brito, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação
Pedro Salsas Rodrigues, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação
Rui Avelino Resende, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

252 090 600

26 março 2020

Maternidade no Trofa Saúde Hospital na Trofa

05 março 2020

Cancro do pulmão: abordagem multidisciplinar

01 março 2020

Pólipos da Vesícula