As alergias oculares são reações alérgicas nos olhos. As reações alérgicas são respostas exageradas do sistema imunológico a uma determinada substância (o alergénio).
O sistema imunológico é o nosso sistema de defesa contra as agressões. Os alergénios podem ser, por exemplo, o pelo dos animais, pólen, poluição, fumo, cosméticos ou produtos de maquilhagem, lentes de contacto, entre outros.
Qualquer pessoa pode desenvolver reações alérgicas nos olhos. Contudo, os doentes com asma, rinite alérgica ou alergias de pele têm maior probabilidade de desenvolver alergias oculares.
Os sintomas mais comuns da alergia ocular são os olhos vermelhos, a comichão intensa, o lacrimejamento, a sensação de corpo estranho nos olhos, a ardência nos olhos, a sensibilidade exagerada à luz e o edema nas pálpebras. Estes sintomas normalmente surgem instantes após o contacto com o alergénio.
Trata-se quase sempre de uma doença sem gravidade, mas que causa grande desconforto no dia-a-dia do doente. O objetivo do tratamento é de minorar ou aliviar os sintomas e diminuir a gravidade e o número de crises ao longo do ano.
Artigos relacionados:
Mais sobre Oftalmologia aqui.