Estomatologia

Consulte por especialidade e/ou sub-especialidade
Marcação

A Estomatologia é a especialidade médica, de diferenciação médico-cirúrgica, que se dedica à investigação, estudo, diagnóstico, profilaxia e tratamento da patologia que afeta o sistema estomatognático integrando-a na patologia sistémica.

Inclui as anomalias do crescimento facial e as dismorfias orofaciais, bem como as alterações funcionais ou patológicas, orais e maxilares, odontogénicas e não odontogénicas, de origem inflamatória, infeciosa, traumática, genética ou tumoral.

Abrange as doenças das glândulas salivares e das articulações temporo-mandibulares, bem como a patologia médica e cirúrgica da mucosa oral e demais tecidos que envolvem a cavidade oral, constituam ou não manifestação de doenças sistémicas e sua iatrogenia.

Foi uma das primeiras áreas de conhecimento médico a ver-se reconhecida em Portugal como especialidade médica, a 26 de maio de 1911; introduzida no ensino médico em 1916, foi a primeira especialidade médica portuguesa a constituir uma sociedade científica, a Sociedade Portuguesa de Estomatologia, a 21 de junho de 1919.

O seu saber, e “saber fazer”, cruzam-se com os de outras especialidades médicas com quem partilha território anatómico, métodos e técnicas, como é o caso da Cirurgia Pediátrica, da Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva, da Cirurgia Maxilofacial, da Dermatologia, da Medicina Física e Reabilitação, da Otorrinolaringologia e da Radiologia. É também a especialidade de referência para a articulação com profissionais de áreas técnicas superiores e de diferenciação não médica nomeadamente a Fisioterapia, a Medicina Dentária, a Odontologia, a Prótese Dentária e a Terapia da Fala.”

in Ordem dos Médicos

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

252 409 100

28 dezembro 2019

Cirurgia plástica e reconstrutiva da uretra e do pénis

10 novembro 2019

A Imagiologia na patologia fistulosa perianal

04 novembro 2019

Obesidade — do estigma social ao tratamento cirúrgico