Cirurgia Vascular

Consulte por especialidade e/ou sub-especialidade
Marcação

A Cirurgia Vascular é a área da Medicina que faz o diagnóstico e tratamento da patologia do sistema vascular que inclui a patologia arterial, venosa e linfática.

A Doença Arterial relaciona-se sobretudo com a doença aterosclerótica que tem como fatores de risco principais: os hábitos tabágicos, a diabetes e o colesterol elevado.

São exemplos desta patologias:
- Aneurismas arteriais (como é o caso dos aneurismas da aorta abdominal, ou das artérias periféricas, como é o caso dos aneurismas da artéria poplítea),
- A patologia arterial periférica e a patologia carótidea.

A Doença Venosa atinge uma percentagem elevada da população, sendo mais frequente no sexo feminino e constituiu uma das principais causas de absentismo laboral.

Sintomas: As pessoas com varizes dos membros inferiores queixam-se frequentemente de dor, “ sensação de peso nas pernas”, edema e cãibras. Estes sintomas são normalmente agravados pelo calor, razão pela qual estas queixas são mais pronunciadas no período estival. A úlcera da perna é a fase mais avançada desta patologia sendo muito frequentemente incapacitante para a atividade profissional. Dentro da patologia venosa são ainda frequentes a flebite superficial (oclusão e inflamação de trajeto varicoso) e a trombose venosa profunda (oclusão de veia profunda, frequentemente com sequelas locais). 

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

252 409 100

28 dezembro 2019

Cirurgia plástica e reconstrutiva da uretra e do pénis

10 novembro 2019

A Imagiologia na patologia fistulosa perianal

04 novembro 2019

Obesidade — do estigma social ao tratamento cirúrgico